>>

Gasolina desce sete cêntimos e gasóleo três

Gasolina desce sete cêntimos e gasóleo três
 
    É como acordar em janeiro de 2011: quem a partir desta segunda-feira abastecer o seu veículo terá uma fatura idêntica à daquela altura. Gasolina sem chumbo 95 desce da barreia do euro e meio.
 
O preço dos combustíveis em território nacional não estava tão baixo desde de janeiro de 2011. Quase quatro anos depois, a partir desta segunda-feira a gasolina sem chumbo 95 passa a custar 1,459 euros/litro, enquanto o preço do gasóleo se fixa nos 1,258 euros, em média. Os postos de combustível da Galp e da Repsol já exibiam, esta manhã, os novos preços aos automobilistas.
 
Na semana passada, segundo dados do Oil Bulletin, o preço médio de um litro de gasolina 95, em Portugal, fixou-se em 1,529 euros, enquanto o do gasóleo atingiu 1,228 euros. Hoje, os postos da Galp já refletem a descida de sete e três cêntimos, respetiv amente, na gasolina 95 e no gasóleo. A Repsol também já apresenta novos preços, que dão conta uma descida na mesma ordem de valores. Os restantes revendedores devarão fazer refletir estas descidas entre hoje e terça-feira.
 
O preço do litro de gasolina 95 desce assim abaixo da barreira psicológica de 1,50 euros. Consultando os preços nos 2658 postos de combustíveis inscritos no site da Direção-Geral de Energia e Geologia, é possível encontrar, em algumas localidades, gasolina 95 a menos de 1,450 euros: Castro Daire, Setúbal, Mora, Monção e Belmonte, no caso da Galp; Almeida, no caso da Repsol.
 
Segundo a Galp, desde o início do ano os combustíveis que comercializa já desceram 13 cêntimos por cada litro de gasóleo e 10 cêntimos no caso da gasolina sem chumbo.
 
Na última quarta-feira, o barril de Brent atingiu o mínimo deste ano: negociou a 83,79 dólares (65,65 euros). A descida dos preços finais dos combustíveis vem agora refletir esta queda nos preços da matéria-prima. Hoje, ao meio-dia, o barril seguia a negociar nos 85,75 dólares (67,19 euros).
 
 
Fonte: Expresso 20.10.2014
 
 

Área Reservada